4 de dez. de 2012

Histologia do periodonto de inserção



Periodontia

“perio” = em volta de e “dontia” = dentes

A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. 

Compreende o periodonto: 

Periodonto de proteção- os tecidos da gengiva, sulco gengival, epitélio juncional, inserção conjuntiva.

Periodonto de sustentação- ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar. 




Gengiva

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactéria.

Histologia do periodonto de inserção

Ligamento Periodontal

O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey. Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio.

O ligamento recobre as superfícies radiculares e é formado por tecido conjuntivo frouxo, não mineralizado, ricamente vascularizado e celular
 






Possui nervos
Radiograficamente lâmina dura (cortical)
Espaço do ligamento periodontal (radiolúcida)

Constituida por:

Fibras colágenas - Constitutiva
Fibras elásticas - Resiliência
Fibras oxitalânicas - não se sabe a função, mas são encontradas na gengiva e ligamento periodontal.

De acordo com a orientação ao longo eixo do dente:

( / )  Fibras da crista alveolar: obliquas, vai do cemento supra-ósseo até a crista óssea, ajudam a previnir e dificultar a extrusão, sair do alveolo. Resistência ao movimento lateral.
( - ) Fibras horizontais: perpendiculares, terço-cervical intra-ósseo, resistência aos movimentos de torção e rotação. Transição entre as fibras da crista e obliquas.
( \ ) Fibras obliquas: maiores em quantidade. Inserção do dente, mais abundante, resistência, amortecimento, estress e tensão óssea.
( I )  Fibras apicais (APF): dentes com ápice totalmente formado, intrusivos. Para a exodontia é preciso comprimir e empurrar para elliminar essas fibras e facilitar a extração.
 
 
Só teremos fibras de ligamento em dentes com sua raíz totalmente formada, após a risogênese, que elas serão originadas.  Bem como, a quantidade de fibras de inserção do cemento é maior, porém, o calibre das fibras é maior no osso. Como visto na gravura abaixo.

 
Fibras de Sharpey: Liga o periósteo de um osso á estrutura subjacente ou próxima, Ligam o periósteo do osso radicular té o cemento radicular.



 Cemento

Tecido mineralizado especializado que reveste as superfícies radiculares e, ocasionalmente, pequenas partes da coroa. Tem como principal função a ancoragem das fibras do ligamento periodontal. (Lindhie et al, 2005).

O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente. Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição.

Cemento celular: Cemento que contém cementócitos na lacuna dentro da martiz de cemento.

Cemento acelular: Cemento sem nenhuma célula na sua matriz. 

Cemento fibrilar: Cemento que contém fibrilas bem definidas e colágeno tipo I.

Cemento afibrilar: Cemento que possui matriz desprovida de fibrilas colágenas tipo I. Desta forma, a matriz tende a ser fina e de consitência granular.   

Fibras extrínsecas do cemento: Cemento que contém fibras extrínsecas, i.e. fibras de Sharpey que estão em continuidade com as fibras principais do ligamento periodontal. As fibras originalmente produzidas pelos fibroblastos do ligamento periodontal, são consideradas "extrínsecas" do cemento. Estas fibras estão orientadas mais ou menos perpendicular a superfície do cemento e possuem papel importante na ancoragem do dente.

Fibras intrínsicas do cemento: Cemento que contém primeiramente fibras intrínsecas, i.e. fibras produzidas por cementoblastos e que estão orientadas mais ou menos paralela à superfície do cemento. Esta forma de cemento está localizada predominantemente nos locais que estão sofrendo reparo, seguinte à superfície reabsorvida. Isto não possui nenhum papel na ancoragem dos dentes.

Fibras mixtas do cemento: Cemento que contém uma mistura de fibras extrínsecas e intrínsecas no cemento.

As descrições às classes de cemento descritas acima podem ser usadas nas várias combinações para mais precisamente descrever um tipo específico de cemento. Exemplos:

Acelular, fibras extrínsecas do cemento:

Localizado no terço medio e cervical, além de ser produzido por fibroblastos.
 
Este tipo de cemento tem uma matriz bem definida, fibrilas de colágeno tipo I. As fibrilas são parte das fibras do Sharpey densamente empacotadas, que são contínuas com as fibras principais do ligamento periodontal. Este cemento, que é acelular, está localizado nos dois-terceiros cervicais da raiz de dentes humanos. Isto possui papel importante na ancoragem dos dentes. 

Celular, fibras mistas do cemento:

Localizados no terço apical e nas áreas de furca. É celularizado e possui fibras intrísecas e extrísecas, produzidos por fibroblastos e cementoblastos
  
As fibras extrínsecas do colágeno (fibras de Sharpey) correm mais irregulares que no acelular, fibras extrínsecas do cemento. Fibras intrínsecas são encontradas intercaladas entre as fibras extrínsecas da matriz do cemento, de modo que as fibras de Sharpey são mais identificadas que nas fibras extrínsecas do cemento. Cementoblastos estão presos em compartimentos ocos (ou lacunas) onde se tornam cementócitos. Para detalhes adicionais ver Schroeder, 1986, 1991).  


Celular, fibras intrínseca do cemento:

Contém células, não possui papel de fixação de fibras, não apresentam fibras de Sharpey e ocorrem em áreas de reabsorção.

Este cemento contém cementócitos uma matriz composta quase que exclusivamente por fibras intrínsecas do cemento. Está localizada quase que exclusivamente nos locais de reparo do cemento. Possui papel importante na ancoragem dos dentes. No entanto, podem ser cobertas por fibras extrínsecas ou mistas do cemento, ambas são capazes de oferecer nova ancoragem.


Osso alveolar

É definido como a porção da maxila e da mandíbula que constituem os alvéolos dentários. Pode ser dividido em osso compacto e osso esponjoso.
                                               Deiscências                          Fenestrações

Células do Osso Alveolar:
Osteoblastos
Osteócitos
Osteoclastos
 






5 comentários: