3 de nov. de 2012

Diagnóstico por imagem de lesões periapicais

  1. As lesões periapicais na maioria das vezes correspondem a reações inflamatórias decorrentes da necrose pulpar, traumas e contaminação bacteriana do canal radicular. As inflamações periapicais freqüentemente são crônicas e assintomáticas. No exame radiográfico aparecem como áreas radiolúcidas circunscritas, e associada a dente sem vitalidade. Mesmo que a coroa esteja integra, na presença de imagem radiolúcida associada ao ápice dentário deve-se considerar como primeira hipótese de diagnóstico uma inflamação periapical. (http://www.fop.unicamp.br/ddo/patologia/downloads/db301_un3_Aula28Pat-Periap.pdf)




Os diferentes tipos de lesões periapicais representam diferentes estágios da reação inflamatória, em diferentes fases de desenvolvimento.

Abcesso periapical: O abcesso dentário ou periapical, tanto na variável aguda quanto na crônica, consiste em um processo inflamatório com formação de pus nos tecidos periapicais, localizados ao redor da ponta da raiz do dente, que normalmente provocar dor. O abcesso periapical origina-se em área de lesão periodontal pré existente.

Origem: Infecção pulpar, traumatismo ou problema decorrente de um tratamento endodôntico.
Fatores relacionados ao abcesso: Fechamento da entrada da bolsa periodontal, envolvimento de furca ou diabetes.
Característica clínica: Zona de aumento gengival ao longo da superfície lateral de um dente.
Característica radiográfica: Maior espaço pericementário, rompimento da lâmina dura e há uma destruição óssea a depender do tempo.
Granuloma periapical: Os granulomas apicais são processos inflamatórios crônicos para combater e neutralizar os agentes agressores do canal. O termo granuloma é usado porque a reabsorção óssea em torno do ápice dentário permite a reação inflamatória ocupar um espaço circular ou oval, com a forma de um grânulo de 1-5 mm de diâmetro.
Origem: após a estabilização de um abcesso preriapical ou como uma simples alteração periapical inicial.
Característica radiográfica: Área radiolúcida bem delimitada ou não, com perda de lâmina dura apical no dente afetado. Após o tratamento de canal os granulomas regridem, com a área adquirindo aspectos radiográficos normais após 12 meses. Área < que 10cm.
Cisto periapical:  Cisto é uma cavidade patológica revestida por epitélio. No periápice é feito o diagnóstico de cisto quando a lesão apresenta epitélio oriundo dos restos epiteliais de Malassez. o cisto periapical é oriundo de um granuloma, embora nem todos os granulomas evoluam obrigatoriamente para cistos.
Característica radiográfica: Radiograficamente não é possível distinguir os cistos dos granulomas, mas geralmente os cistos são maiores e com limites ósseos mais delimitados. Pode ocorrer abaulamento ósseo (expansão de cortical). Área > que 10cm.



Osteomielite condensante ou esclerosante focal: É uma resposta do osso a infecção bacteriana branda do periapical. Áreas localizadas de esclerose óssea associadas a ápices de dentes com pulpite (grandes lesões cariogênicas ou restaurações coronárias profundas) ou necrose pulpar.
Característica radiográfica: Área de radiodensidade aumentada próximo ao ápice dos dentes que exibem um menor espaço periodontal ou lesão apical inflamatória. A lesão não exibe uma borda radiotransparente.

Diagnóstico diferencial - displasia cemento ossea periapical
                                          esclerose ossea ou condensação ossea








Um comentário: