18 de nov. de 2012

Preparo cavitario classe 1, Proteção pulpar CIV, restauração de resina composta

MATERIAIS E INSTRUMENTAIS:

Toalha plástica para bancada 
Broca n° 1111
Lápis bem apontado

Espatula de inserção
Pinça clinica

Espatula simples
Sonda exploradora n°5

Placa de vidro
Espelho clinico

Bisturi
Contra ângulo e micro motor
Broca para alta velocidade, cone invertido longo de extremo plano e arestas arredondadas, nº 255
Brocas para baixa velocidade, cilíndrica lisa, nº 56 e cilíndrica picotada, nº556
Enxada monoangulada nº 8-9(10-4-14 e 10-4-8)
Material para o isolamento absoluto
EPI´S


Inicialmente deve ser realizado o procedimento de isolamento absoluto.
 
Contorno: delimita-se a forma de contorno com lápis envolvendo as áreas susceptíveis a cárie, preservando as estruturas de reforço do dente como vertentes de cúspides e cristas marginais. Inicia-se a penetração inicial com a broca n°245 ou 556, irei utilizar a 556 colocando na fossa central em movimento e com uma ligeira inclinação para a distal. A seguir a broca é posicionada paralela ao eixo longitudinal do dente e com movimentos para distal e mesial ao longo do sulco central, forma-se uma caneleta cuja profundidade deve correspondera metade da ponta ativa da broca. Essa largura deve corresponder a aproximadamente ¼ da distancia entre as vertentes das cúspides vestibular e lingual. Completando a forma de contorno a broca é movimentada ligeiramente para os lados nos sulcos secundários vestibular e lingual e ao nível dos sulcos que se originam nas fossetas mesial e distal. A broca ao mesmo tempo que determina com as arestas laterais as paredes circundantes deve com seu extremo plano aplainar a parede pulpar e definir os ângulos diedros do 2° grupo.

Resistência e retenção: A confecção da parede pulpar plana e perpendicular ao eixo do dente e as paredes vestibular, lingual, mesial e distal paralelas entre si ou convergentes para a oclusal são formas de resistência e retenção. A divergência das paredes proximais para a oclusal caracteriza uma forma de resistência relacionada com a estrutura dentaria remanescente.

Acabamento da cavidade: como o preparo foi feito com a broca n° 556 o acabamento inicial deve ser feito com a broca cilíndrica lisa n° 56 com os mesmos movimentos realizados com a broca n° 556 e a enxada monoangulada é usada para alisar as paredes circundantes e de fundo. Realizar o bisel no ângulo cavo superficial
Antes de uma restauração, ele e utilizado como base para preenchimento de áreas retentivas ou diminuir o corpo de resina, para diminuir contração e desbarrancamento da mesma; e como isolante térmico ou como fonte de flúor para impregnar os túbulos dentinários.

A sequencia é a aplicação de ácido poliacrílico a 10 ou 25% durante 30 segundos no esmalte e  15 segundos na dentina antes da inserção do CIV; isto diminui a energia livre de superfície do dente sem desmineralizá-lo nem expor os túbulos dentinários, em seguida lavar com água em abundancia e secar com as bolinhas de papel descartável.



Após o CIV tomar presa, toda a superfície dentária é condicionada com ácido fosfórico (então é após a inserção do CIV e a sua presa o condicionamento ácido), mas se evita condicionar o CIV para não provocar fenestrações em sua estrutura, ou prejudicar a sua adesão natural.

Em cavidades profundas jamais se deve usar o CIV diretamente, porque ele pode provocar injúrias à polpa; ele não é tão biocompatível assim; deve ser aplicado cimento de hidróxido de cálcio antes.
Não se esqueça se fizer o condicionamento antes, abrirá túbulos dentinários, e ao aplicar o ionômero, o seu componente ácido, ácido tartárico ou outros podem provocar danos à polpa através da sua dispersão pelos túbulos dentinários.
Em seguida utilizar o sistema adesivo que vem no Kit do material, seguindo as recomendações do fabricante.
Depois ir inserindo em pequenas quantidades a resina dentro da cavidade, podendo ser auxiliada pela seringa tipo centrix, não se esquecendo de observar o tempo de polimerização indicado pelo fabricante. Dando um formato parecido com o da estrutura dentaria.
Em seguida deverá realizar o acabamento que serão 2:
1° na mesma sessão utilizando laminas de bisturi para remover os excessos mais grossos.
2° Após 24 horas utilizando pontas diamantadas de granulação fina e ultrafina, brocas carbide multilaminadas, lixas abrasivas interproximais.
O polimento pode-se utilizar discos flexíveis de oxido de alumínio, pontas siliconadas abrasivas e pastas diamantadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário