27 de nov. de 2012

Distúrbios de desenvolvimento dos dentes

Todas as anomalias listadas abaixo são consideradas como alterações de desenvolvimento dos dentes e se classificarão quanto ao número, tamanho, forma, classificação, causa e estrutura.

Quanto ao número:
1. Anodontia
A ausência congênita de todos os dentes é denominada anadontia e é uma doença extremamente rara que pode provocar alterações mandibulares e defeitos faciais.
Uma outra anomalia dentária corresponde a oligodontia que é a ausência de um número maior do que 6 dentes ausentes.

2. Hipodontia
Trata-se de um problema caracterizado pela ausência de um ou poucos dentes permanentes, sem quaisquer perturbações sistêmicas.

3. Hiperdontia
Denomina-se hiperdontia a formação de um número aumentado de elementos dentários.


Quanto ao tamanho:
1. Microdontia
É a condição na qual dentes parecem menores do que o normal, que ser generalizada e envolver todos os dentes, ou localizada.
Microdontia: Micro dente com a coroa em forma de um cone.
Macrognatia: Maior dimensão da mandíbula dando a aparência de que os dentes menores.

2. Macrodontia
É um termo para designar um dente anatomicamente maior que o habitual. Está comumente associada ao gigantismo.

Quanto a forma:
1. Geminação
A geminação é uma anomalia com tendência hereditária, que ocorre devido à tentativa de dois dentes desenvolverem-se a partir de um único germe dental sem, contudo, separarem-se totalmente como conseqüência disto, temos um dente com tamanho maior que o normal, sem alterar o numero de dentes na dentição afetada. Os dentes geminados geralmente apresentam divisão incompleta aonde se observa uma coroa grande, dupla ou bífida, com um sulco do bordo incisal à região cervical, uma única raiz e um único canal, ou seja, apresentam condutos radiculares em número normal porém alargados pela tentativa de divisão2.


2. Fusão
Pode faltar ou ter em excesso a contagem dos dentes. A Fusão, ao contrário da geminação, se dá pela união de dois germes dentários, podendo ser completa ou incompleta dependendo do estágio do desenvolvimento dental no momento em que ela ocorre. O dente fusionado apresenta-se como uma única estrutura dental grande e parece ter tendência hereditária. Algumas vezes, pode-se observar duas câmaras pulpares e condutos radiculares independentes sendo a dentina compartilhada não existindo esmalte e cemento entre as dentinas no local da união.


3. Concrescência
União de dois dentes pelo cemento radicular, fazendo com que o dente tenha duas coroas e uma raiz. Geralmente região de molares.

4. Cúspides acessórias
A morfologia das cúspides dos dentes exibe variações menores entre populações diferentes; destas, três padrões distintos merecem discussão adicional:
  • Cúspide em garra: é uma cúspide adicional bem delineada, localizada na superfície de um dente anterior e estendendo-se a pelo menos meia distância da junção cemento-esmalte ao bordo incisal.
  • Cúspide de Carabelli: é uma cúspide acessória, localizada na superfície palatina da cúspide mesio-palatina de um primeiro molar superior.
  • Dente evaginado: é uma elevação de esmalte semelhante a uma cúspide, localizada do sulco central ou crista lingual da cúspide vestibular do pré-molar permanente ou molares.
  • Dente invaginado (dens in dente): é uma invaginação profunda da superfície da coroa ou raiz contornada pelo esmalte. Ocasionalmente, a invaginação pode ser um tanto maior e lembrar um dente dentro do outro, por isso o apelido dens in dente.
 

5. Esmalte ectópico
 Presença de esmalte em locais incomuns, esmalte, dentina e polpa


 
6. Taurodontia
A coroa é maior que as raízes dos dentes, principalmente em dentes multiradiculares.
Graus:
 - Suave: hipotaurodontia
 - Moderado: mesotaurodontia
 - Acentuado : hipertaurodontia 



7. Hipercementose
Deposição excessiva não neoplásica de cemento.
Causas:
1. Fatores locais: trauma, inflamação, dentes sem antagonistas;
2. Fatores sistêmicos: Artrite, Doença de Paget, febre reumática, Avitaminose A, Bócio.
 
   

8. Dilaceração
Angulação anormal do dente ou curvatura na raiz.





10. Raízes supranumerárias
Número aumentado de raízes em um dente, ocorre em molares permanentes, caninos inferiores e pré-molares.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário